Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

gonn1000

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

As mil e uma noites (e algumas polémicas) de Beirute

Mashrou' Leila

 

Há poucos dias, os MASHROU' LEILA foram protagonistas de várias notícias internacionais ao denunciarem não só a perseguição mas também a tortura de alguns dos seus fãs LGBT no Egipto.

 

De acordo com o testemunho deixado na página de Facebook da banda libanesa, depois de uma actuação polémica no Cairo, essa forma de repressão da comunidade homossexual está longe de ser caso único no país, mesmo que o governo e muitos órgãos de comunicação locais a neguem.

 

A controvérsia, de resto, não é novidade na história do grupo, que também já viu um concerto na Jordânia cancelado devido à letra de uma canção. "Não procuramos controvérsia, mas é difícil evitá-la quando o amor é controverso em tantos países", conta o vocalista Hamed Sinno, assumidamente homossexual, numa entrevista recente (e muito aconselhável).

 

Atitudes e declarações como esta dão conta do papel pioneiro que a banda formada em 2008, em Beirute, tem tido na música árabe dos últimos anos. Além da sexualidade, o quinteto olha de frente para temas como a política, religião, feminismo ou imigração, não tanto por uma questão de militância obstinada mas porque só assim encontra canções nas quais se sinta representado "sem contrangimentos". 

 

Mashrou-Leila

 

"Não temos sempre as mesmas opiniões políticas, mas há alguns valores essenciais sobre os quais é impossível não estarmos de acordo. E tem sido essa ética que nos move", descreve o vocalista.

 

Ao longo de três álbuns e um EP (quase todos editados de forma independente), esses ideais também têm movido milhares de jovens (e não só) de várias geografias, num percurso que se tem aproximado do público ocidental. Andy Butler convidou o grupo para o novo álbum dos Hercules & Love Affair (colaboram em "Are You Still Certain?"), há uma digressão norte-americana em curso e a imprensa musical internacional está cada vez mais atenta.

 

Mas se a postura engajada é de louvar, e infelizmente ainda não tem grandes paralelos em bandas árabes ao fim de quase dez anos, musicalmente os MASHROU' LEILA também têm méritos. Depois de um álbum de estreia homónimo (2009), essencialmente acústico, ancorado na tradição local combinada com uma pop de câmara a lembrar uns Wild Beasts, os seguintes foram aceitando e reforçando contaminações electrónicas sem abandonarem as raízes - o violino, por exemplo, continua a ser um instrumento essencial de boa parte das canções e a língua materna nunca foi abandonada.

 

ibn-el-leil

 

Além da coesão instrumental, comprovável tanto em disco como em palco, vale a pena destacar a voz de Hamed Sinno, cuja intensidade ajudará fãs ou interessados de outros lados do mundo a não ficarem tão dependentes das letras (geralmente vinhetas sobre o quotidiano de Beirute, com o último álbum a mergulhar mais em histórias pouco contadas sobre as noites da capital libanesa).

 

O cantor e principal compositor move-se bem entre a faceta solene e o lado mais festivo da música da banda, extremos a confirmar nos vídeos abaixo, boas portas de entrada para o universo dos MASHROU' LEILA.

 

O primeiro é o videoclip do novo single, "Roman", que apela a retratos menos estereotipados das mulheres muçulmanas, tanto dentro como fora de portas. O segundo, "Maghawir", sugere que o grupo se torna ainda melhor ao vivo, sobretudo com uma das canções mais inspiradas do seu percurso recente e electroacústico (o frenesim do final, então, é qualquer coisa). E o último recorda um dos primeiros videoclips, "Lil Watan", mistura de simplicidade e exuberância com uma celebração já aí vincada por questões de género.

 

Decididamente, e ao contrário de algumas grandes estrelas pop ocidentais, aqui há muita música para além da controvérsia: