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gonn1000

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

O paraíso, nunca (?)

 

A discrição da estreia de "Omar" é inversamente proporcional ao tempo de antena dos temas abordados pelo filme nos noticiários, sobretudo nos últimos dias - e pelos motivos menos felizes. E é pena, porque se é verdade que também passam por aqui situações marcadas pelo conflito israelo-palestiniano, nem todas são as que vemos noutros ecrãs, ou pelo menos não as vemos apresentadas desta forma.

 

Tal como no poderoso e justamente premiado "O Paraíso, Agora!"(2005), o olhar de Hany Abu-Assad volta a fazer a diferença num retrato ambivalente e à prova de simplismos, não necessariamente neutro, nem tentando sê-lo tanto quanto esse antecessor, mas sempre ponderado, adulto, sério sem ser sisudo, urgente sem cair em histerias ou rodriguinhos - e talvez por isso tenha sido nomeado para Óscar de Melhor Filme Estrangeiro ou distinguido em Cannes, nada mal para o primeiro filme feito quase só com investimento palestiniano.

 

Depois de relatar as experiências de dois bombistas suicidas com uma empatia que gerou controvérsia, o realizador palestiniano acompanha o conterrâneo Omar, jovem padeiro cuja colaboração na morte de um soldado israelita o torna num alvo dos ocupantes da Cisjordânia, que depois de o capturarem e torturarem lhe dão a oportunidade de se tornar num agente duplo. E a partir daí, não só a sua liberdade fica cada vez mais condicionada como o seu sonho de casar com Nadia, irmã de um dos seus amigos militantes, é igualmente ameaçado.

 

 

Esgueirando-se entre o thriller e o drama, com agilidade para o primeiro e sensibilidade para o segundo, "Omar" recorre a alguns códigos narrativos reconhecíveis para contar uma história num cenário pouco habituado a acolhê-los. Uma história baseada em factos verídicos, incluindo em alguns vividos pelo próprio Abu-Assad, e um dos casos em que as reviravoltas reais competem com as da ficção rocambolesca q.b..

Mas apesar das surpresas do argumento, o resultado não é implausível e convence tanto na candura das cenas amorosas como nos momentos policiais de tom mais agreste, com destaque quase inevitável para as cenas em que os soldados israelitas perseguem o protagonista pelas ruas da sua vila. Omar não é Jason Bourne, mas Abu-Assad não fica a dever nada a Paul Grengrass, com a vantagem da montagem do seu filme ser menos epiléptica e capaz de manter um apelo físico assinalável.

 

O contraste entre esses ambientes, muitas vezes abrupto para quem vê embora habitual para quem o vive, é um dos elementos mais fortes de um filme em que a amizade, o amor e a confiança ficam reféns de um sistema de controlo claustrofóbico, com danos irreversíveis para o idealismo de um protagonista que nunca se despede, ainda assim, da sua dignidade. E aí há que elogiar Adam Bakri, a comandar um elenco de actores maioritariamente amadores (e credíveis) com a obstinação, elegância e intensidade que a personagem merece. Sem julgamentos, e também sem grandes soluções à vista, Abu-Assad segue-o com cinema à altura e conta, mais uma vez, a história dos que nem sempre a podem contar.