O ano em que os pais dele saíram de férias
"Bungalow" (2002) é a primeira longa-metragem de Ulrich Köhler, um dos mais recentes e aclamados realizadores alemães que dirigiu também a aplaudida "Montag kommen die Fenster" (2006).
Esta primeira obra foca as peripécias de Paul, que durante o Verão em que se encontra a cumprir o serviço militar afasta-se da sua companhia durante uma viagem e esconde-se no bungalow dos pais, ausentes em férias.
Mesmo assim não estará sozinho nesse retiro abrupto, já que o seu irmão mais velho, com quem tem uma relação conflituosa, vai lá passar uns dias com a namorada, que se torna em objecto de disputa.
Drama offbeat pontuado por alguns subtis acessos cómicos, "Bungalow" é um conseguido olhar sobre a atribulada e nebulosa fase que marca o fim da adolescência e o início da idade adulta, expondo de forma sensível e verosímil o desconforto do seu protagonista.
Tal como outros nomes do novo cinema alemão, Köhler recorre a um realismo cru e árido, apresentando uma série de situações prosaicas mas cuja eficaz tridimensionalidade as torna magnéticas q.b., mergulhando com perspicácia em pequenos episódios do quotidiano de um jovem.
Boa parte desse efeito realista deve-se também à interpretação do estreante Lennie Burmeister, cujo olhar lacónico e postura recatada expressam bem a dolência e tédio do qual Paul não consegue desprender-se - ou não quer, dúvida que o filme não chega a explorar.
Tendo em conta que o protagonista está presente em praticamente todas as cenas, "Bungalow" dificilmente resistiria sem um desempenho tão consistente, e que até acaba por compensar pontuais sequências de relevância algo questionável, onde o filme parece arrastar-se.
Sem nunca julgar Paul - ou qualquer outra personagem - nem tentar que este gere empatia através de rodriguinhos fáceis - antes pelo contrário -, Köhler capta aqui um interessante retrato do crescimento, que mesmo não sendo dos mais ousados ou imaginativos é suficientemente complexo e ambíguo para fazer de "Bungalow" um filme a ter em conta.
"Bungalow" é um dos filmes da KINO - Mostra de Cinema de Expressão Alemã, presente no cinema São Jorge, em Lisboa, até 6 de Fevereiro