Mis chicas latinas
E agora para algo não completamente, mas um pouco diferente, e que tenho ouvido nos últimos dias.
Javiera Mena é uma jovem cantora chilena que, depois de uma infância passada a ouvir Xuxa e outras estrelas do mesmo campeonato dos anos 80, integrou no final da adolescência várias bandas independentes de Santiago. No promissor "Esquemas Juveniles" (2006), o seu primeiro disco a solo, apresenta canções que tanto seguem sonoridades latinas mais tradicionais (vertente acústica e apaziguada) como outras que não andam longe da pop electrónica sóbria de uns Lali Puna ou Imogen Heap.
Bem menos sóbria é a música dos mexicanos María Daniela Y Su Sonido Lasser, resultante da colaboração do produtor Emilio Acevedo (que participou em projectos como os Titán) e da cantora María Daniela. Entre o Hi-NRG e o electro, o resultado soa a uma filha bastarda dos Vive la Fête, Bonde do Rolê e Azúcar Moreno (duo que nunca pensei referir neste blog), e decididamente não se recomenda a quem se leva demasiado a sério. A coisa vai do inacreditavelmente kitsch ao viciante, muitas vezes em simultâneo, e gera tudo menos indiferença.
Como aperitivos, deixo aqui em baixo os videoclips da cativante "Al Siguiente Nivel", de Javiera Mena, e da esgrouviada "Fiesta de Cumpleaños", de María Daniela Y Su Sonido Lasser, incluído no registo de estreia homónimo. Uma vez que a dupla mexicana editou um novo álbum há poucos meses, deixo também a pegajosa "Es Mejor Así", um dos temas de "Juventud en Éxtasis" (cujo título é o mesmo do de um livro dirigido a jovens, com uma perspectiva didáctica sobre o sexo ou a religião, e do qual a "mensagem" do disco não poderia estar mais distante). A consumir sem complexos.
María Daniela Y Su Sonido Lasser - "Fiesta de Cumpleanos"
Javiera Mena - "Al Siguiente Nivel"
María Daniela Y Su Sonido Lasser - "Es Mejor Así"