Três de uma vez
Como não vou ter tempo para escrever muito sobre cada uma delas, deixo aqui uma breve chamada de atenção para três boas surpresas cinematográficas em cartaz:
"Bem-vindo ao Turno da Noite" (Cashback), a primeira longa-metragem de Sean Ellis (na foto acima), é uma extensão da curta homónima e um bom antídoto às comédias românticas de linha de montagem que chegam às salas habitualmente. Imaginativo olhar sobre o dia-a-dia de um supermercado (ou, neste caso, noite), consegue retratar um certo universo juvenil sem cair no humor vulgar de muita oferta do género e é uma boa estreia centrada na sempre fértil temática da entrada na idade adulta.
"California Dreamin'" (Nesfarsit) é outra primeira longa-metragem de um realizador que também se notabilizou por algumas curtas. Infelizmente, é também a última do recentemente falecido Cristian Nemescu, um dos nomes incontornáveis do novo cinema romeno que aqui expõe um retrato, entre o espirituoso e o desencantado, de um grupo de fuzileiros norte-americanos que fica retido numa pequena aldeia romena.
Inteligente filme político que não esquece as relações humanas nem cai em tendências panfletárias, ajuda a explicar porque é que a Roménia tem estado em destaque no panorama cinematográfico actual (só no fim de escrever estas linhas é que reparei que esta semana o filme saiu das salas, mas fica a sugestão na mesma).
Por fim, um bom filme de super-heróis, algo que ultimamente tem sido difícil de encontrar mas que tem em "Iron Man" um digno exemplar. Não é que esta obra de Jon Favreau venha acrescentar alguma coisa ao género, até porque nunca se desprende de uma estrutura rotineira, embora também não precise quando tem a seu favor um elenco em forma (Robert Downey Jr., em particular, ajuda bastante) e um eficaz equilíbrio entre acção, humor e alguma tensão dramática.
Um bom blockbuster que inaugura uma nova era para as adaptações da Marvel (e quem ficar até ao final dos créditos perceberá porquê).