Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

gonn1000

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Militância com humor

Não encontraram distribuidora comercial para o seu filme mas ainda assim este já foi visto por mais de 15 mil pessoas em Itália, provocando a classe política de vários quadrantes e a Igreja Católica, embora ganhando reconhecimento no Festival de Berlim (foi contemplado com uma Menção Especial do Júri na mais recente edição).

 

Gustav Hofer e Luca Ragazzi, dois jornalistas italianos, apresentam em "Improvvisamente l'Inverno Scorso" (Suddenly, Last Winter) uma forma de protesto pelos direitos dos casais homossexuais, descrevendo a evolução de um projecto-lei, DICO, que possibilita o reconhecimento jurídico de uniões de facto mas que, devido às reacções do Vaticano, de alguns partidos e muitos cidadãos, acabou por não ser aprovado.

 

 

Neste documentário que realiza e protagoniza, a dupla tanto foca momentos da esfera pessoal, relatando situações da sua vida em comum - em casa ou entre a família ou amigos - como pública - em entrevistas a políticos ou manifestantes -, desenvolvendo nesta última uma postura especialmente activista.

 

As intenções ficam expressas desde o início, mas à medida que se desenvolve o filme vai fazendo menos concessões a argumentos contraditórios, caindo numa redundância maniqueísta.

De facto, não surpreende que cidadãos entrevistados em procissões católicas ou manifestações de partidos de direita sejam contra o projecto-lei, e teria sido mais interessante ascultar opiniões noutros contextos (o que acontece com muito menos frequência).

 

Também pouco conseguida é a vitimização excessiva nas cenas decorridas numa parada gay, que de resto acentuam a diferença que o resto do documentário tenta esbater. Em sequências anteriores, centradas no quotidiano dos realizadores e na sua relação de oito anos, "Improvvisamente l'Inverno Scorso" já tinha demonstrado com muito mais eficácia e sobriedade que a dupla funciona como uma família.

 

 

É nestes momentos intimistas que o filme mais cativa, assentando num irresistível sentido de humor usado de forma oportuna em questões sérias. O óbvio baixo orçamento nem sequer funciona como um entrave já que não faltam boas ideias, desde a explicação do projecto-lei com animação stop-motion ao recurso ao split screen nas reacções dos media, passando pelo hilariante momento de interpretações auto-conscientes durante a conversa no quarto.

 

É pena que esta perspicácia e criatividade estejam sobretudo concentradas na primeira metade do filme, e se no último terço "Improvvisamente l'Inverno Scorso" começa a tornar-se desmotivante pelo menos termina na altura certa, ao fim de 80 minutos desequilibrados mas que merecem ser vistos.

 

 

"Improvvisamente l'Inverno Scorso" foi exibido na 12ª edição do Queer Lisboa, decorrida de 19 a 27 de Setembro no Cinema São Jorge

 

Entrevista aos realizadores

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.