Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

gonn1000

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Há festa na(s) cidade(s)

'Valse Avec Bachir', de Ari Folman

 

Do documentário de animação "Valse Avec Bachir", de Ari Folman, sobre a guerra do Líbano; à comédia dramática "Paris", de Cédric Klapish, com Romain Duris e Juliette Binoche; passando pelo olhar sobre o ensino em "Entre les Murs", de Laurent Cantet; por mais um exemplo do realismo peculiar dos irmãos Dardenne em "Le Silence de Lorna" ou pela excentricidade do não menos idiossincrático Emir Kusturica em "Promets-Moi", a 9ª Festa do Cinema Francês parece ter consideráveis motivos de interesse.

 

Como já é habitual, o evento arranca no cinema São Jorge, em Lisboa, onde se mantém até dia 12 (bem como na Cinemateca e Instituto Franco-Português), passando depois por Almada (de 8 a 12), Coimbra (de 13 a 18), Porto (de 21 a 26) e Faro (de 29 de Outubro a 2 de Novembro).

O cartaz apresenta 25 obras em ante-estreia e este ano tem a particularidade de apostar em mais co-produções francesas com países de todos os continentes (a propósito do Ano Europeu do Diálogo Intercultural).

 

Além das ante-estreias, a secção "Cannes em Portugal" disponibiliza filmes inéditos em Portugal que passaram pela Quinzena dos realizadores nos últimos anos, enquanto que uma outra, "Paris-Lisboa", conta com 10 filmes rodados nas duas capitais.

A programação inclui ainda concertos, debates, uma exposição fotográfica ou a presença de realizadores e actores, tudo devidamente apresentado no site oficial.

 

A sessão de abertura é "Les Femmes de l'ombre", de Jean-Paul Salomé, drama protagonizado por mulheres ambientado na Segunda Guerra Mundial, com início marcado para esta noite às 21h no São Jorge.