Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

gonn1000

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Estreia da semana: "Quatro Noites com Anna"

 

Abriu a Quinzena dos Realizadores na mais recente edição de Cannes e agora ainda chega a tempo de constar entre as estreias de 2008 por cá.

"Quatro Noites com Anna" (Cztery Noce z Anna) marca o regresso à realização de Jerzy Skolimowski, cineasta que não filmava há quase 20 anos e é para muitos um dos nomes cimeiros do cinema polaco.

 

Neste drama com traços de thriller (ou será o inverso?), apresenta um estranho e claustrofóbico estudo de personagem, no caso Léon, habitante de uma pequena localidade cujo principal passatempo - não muito longe da obsessão - é observar Anna, a vizinha da frente. Até à noite em que decide adoptar uma postura mais proactiva e invade o seu quarto enquanto dorme, atitude que repete noutras três ocasiões.

 

"Quatro Noites com Anna" dificilmente será um filme para todos os gostos, já que o seu implacável retrato da solidão torna-o numa das mais tristes histórias de amor (ainda que platónicas) do ano, mas tem o suficiente (sobretudo um arrepiante sentido atmosférico) para instigar a curiosidade em relação à filmografia do realizador. A descobrir, de preferência numa sessão dupla com um feelgood movie.

 

Outras estreias:

 

"Bangkok Dangerous - O Perigo Espreita", de Danny Pang e Oxide Pang Chun

"Madagáscar 2", de Eric Darnell e Tom McGrath

"O Sorriso das Estrelas", de George C. Wolfe

 

 

Trailer de "Quatro Noites com Anna"