Entre o documentário e a ficção
Apontado como influência forte do cinema vérité e da nova vaga francesa pelo seu misto de ficção e documentário, Jean Rouch tem uma obra que percorre mais de cinquenta anos e inclui mais de 120 filmes.
Alguns destes serão apresentados no ciclo do Instituto Franco-Português dedicado ao percurso do cineasta e etnólogo francês, que arranca hoje e terá outras sessões nos dias 3, 9, 10 e 16 de Ferereiro:
Segunda-feira, 2 de Fevereiro
19h00
Le Double D'Hier a Recontré Demain... (10 min.) de Bernard Surugue et Luc Riolon - 2004
Le Renard (39 min.) de Ricardo Costa - 2006
Com a participação de Germaine Dieterlen, grande nome da Antropologia visual e co-realizadora de numerosos filmes com Jean Rouch.
21h00
La Pyramide Humaine (90 min.) de Jean Rouch - 1961
Projecções seguidas de debates com Bernard Surugue, co-fundador da Fondation Jean Rouch, realizador e « compagnon de route » de Jean Rouch e com Ricardo Costa, realizador
Terça-feira, 3 de fevereiro
19h00
Les Maîtres Fous (30min.) de Jean Rouch - 1955
Projecção do filme seguida de uma entrevista de Jean Rouch sobre o filme. Extracto de Le Corps étranger de Ricardo Costa (15 min.) – 2006.
21h00
Moi, Un Noir (73 min) de Jean Rouch - 1959
Projecções seguidas de debates com Bernard Surugue, co-fundador da Fondation Jean Rouch, realizador e « compagnon de route» de Jean Rouch e com Ricardo Costa, realizador.
Segunda-feira, 9 de fevereiro
19h00
Petit à petit (90 min.) de Jean Rouch - 1972
Projecção seguida de debate com Brice Ahounou, jornalista e programador de filmes etnográficos e Rosa Maria Perez, antropóloga.
Terça-feira, 10 de fevereiro
19h00
Chronique d’un été (90 min.) de Jean Rouch e Edgar Morin – 1960
Projecção seguida de debate com Brice Ahounou, jornalista e programador de filmes etnográficos e Joaquim Pais de Brito, antropólogo e Director do Museu Nacional de Etnologia.
Segunda-feira, 16 de fevereiro
19h00
En une poignée de mains amies (35 min.) de Jean Rouch e Manoel de Oliveira - 1997
Sessão em presença (a confirmar) do realizador Manoel de Oliveira e do produtor Bernard Despomadères.