Um panorama português
"António Campos", de Catarina Alves Costa, é o filme de abertura da 3ª edição do Panorama – Mostra do Documentário Português, que decorre a partir desta noite e até dia 22 no Cinema São Jorge, em Lisboa.
A obra que assinala o início do evento, que como o título indica é centrada em António Campos, um dos primeiros documentaristas nacionais, é o mote para sete filmes do cinesta (realizados entre os anos 50 e 70) que constam da programação.
Mas esta inclui ainda documentários - grande parte deles inéditos - de autores como João Mario Grilo, Fernando Lopes, Jorge Silva Melo ou Miguel Gomes, assim como de jovens estudantes de cinema.
Com três sessões diárias (às 17h, 19h e 21h30), por onde vão passar cerca de 30 filmes, o Panorama apresenta ainda vários debates com realizadores, produtores, programadores ou distribuidores (tendo como ponto de partida a produção, tema desta edição),ou mesmo uma actuação dos München, que vão musicar esta noite o documentário "Um Tesoiro", de António Campos (após a sessão de abertura, marcada para as 21h30).
Os horários, programação completa e sinopses podem ser consultados aqui.