Horizonte longínquo
Já muita tinta correu sobre o muito falado novo álbum dos U2. Desde a escolha inicial de Rick Rubin para a produção (que viria a ser substituído pela dupla Eno/Lanois e Steve Lillywhite) à surpresa da capa, passando por um também surpreendente q.b. single de avanço, pelos cinco anos que demorou a ser lançado, não esquecendo ainda o facto da editora não ter conseguido evitar que as suas canções se estreassem na internet.
A juntar a tudo isto, a banda não se cansou de reforçar que "No Line on the Horizon" seria um álbum de reinvenção depois do convencionalismo dos dois antecessores, e até o coloca entre os seus melhores.
Com tantos elementos a adensarem as expectativas dificilmente há disco que resista, e o 12º dos U2 não parece ser excepção - mais sobre o álbum aqui.
Mas mesmo que o grupo não faça mais nenhum disco que supere muito a mediania, sempre pode orgulhar-se de contar com um passado que a ultrapassou algumas vezes.
Como em "Zooropa" (1993), que entre outros pontos altos inclui o tema do vídeo abaixo - em versão ao vivo, já que a editora do grupo insiste em retirar da internet todos os videoclips oficiais (sim, que isto da promoção gratuita à solta deve ser coisa para desconfiar):
U2 - "Lemon" (ao vivo em Sidney)