Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

gonn1000

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Estreia da semana: "Ligações Perigosas"

 

Não, o "Ligações Perigosas" que chega às salas esta semana não é o filme de Stephen Frears protagonizado por Glenn Close e John Malkovich nem mesmo um remake, mas a nova obra de Kevin Macdonald.

 

O realizador d'"O Último Rei da Escócia" constrói aqui um dos thrillers mais engenhosos e inteligentes dos últimos meses, que além de funcionar bem enquanto exercício de investigação com algum suspense tem ainda o mérito de, paralelamente, apresentar um olhar sobre algumas questões fulcrais do jornalismo actual.

 

Dos contrastes entre a imprensa tradicional e online às relações entre repórteres e políticos, passando por um questionar dos valores-notícia, do poder da informação ou da ética jornalística, "Ligações Perigosas" consegue abordar uma série de temas-chave sem deixar de desenvolver uma narrativa estimulante.

 

A realização ágil e escorreita de Macdonald e um elenco capaz de dar dimensão emocional às personagens, trabalhadas enquanto figuras tridimensionais e não meros joguetes do enredo, contribuem para que estas duas horas se sigam sempre com um interesse crescente.

 

Russell Crowe, na pele do jornalista no centro da acção, tem um dos seus melhores desempenhos em muitos anos, e Rachel McAdams mostra, mais uma vez, que é das jovens actrizes mais confiáveis de Hollywood.

 

Ainda assim no melhor pano cai a nódoa e aqui surge sob a forma de uma reviravolta pouco convincente, quase no final, de que o filme não precisava. Não chega a devastar a perspicácia revelada até aí mas sugere que, com um director's cut, "Ligações Perigosas" pode facilmente tornar-se na obra de calibre superior que se pressente em momentos anteriores.

 

 

Outras estreias:

 

"A Ressaca", de Todd Phillips

"Dois Dias Para Esquecer", de Jean Becker

"Sedução Mortal", de Jonathan Levine

 

 

e-Cinema: Uma despedida de solteio atribulada

 

2 comentários

Comentar post