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gonn1000

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Do Alasca à Via Láctea

"Jamboree Park At The Milky Way" surge três anos depois de "Cruisin' Alaska" e traz algumas mudanças sem abdicar dos traços essenciais da estreia.

Mais uma vez The Weatherman serve um belo conjunto de canções pop tendo como ponto de partida a herança dos Beatles e dos Beach Boys, influências assumidas e audíveis, ainda que agora o espectro dos primeiros ganhe maior protagonismo.

 

No início do disco quem vem à memória é, contudo, Elliott Smith, primeiro pela proximidade do registo vocal e depois através do refrão de "Far Off Places", da discrição ao piano de "Chloe's Hair" ou da escrita clássica e sóbria de "Follow You Everywhere".

 

 

Se por um lado este arranque sugere logo que Alexandre Monteiro não perdeu a habilidade para melodias simples e cativantes, também deixa a sensação de que o que se ouvirá a seguir poderá ser demasiado derivativo.

 

Os outros temas de "Jamboree Park At The Milky Way" não chegam a contrariar totalmente a suspeita, mas mesmo que alguns pudessem ter a seu favor uma personalidade mais vincada ainda formam um álbum que confirma as promessas deixadas em "Cruisin' Alaska".

 

Um alinhamento versátil, embora coeso, alterna episódios serenos ao piano com outros grandiosos q.b., de maior diversidade instrumental.

Estes últimos em particular revelam a presença de outros músicos, naquele que é talvez o contraste mais forte com o registo de estreia, gravado em casa a solo.

 

 

Desta vez o álbum convocou colaborações com elementos da Academia de Música de Espinho e, talvez também por isso, a electrónica tem agora aparições apenas fugazes entre a combinação, por vezes opulenta, de sopros, harpa ou coros.

 

"God's Reply", o exemplo mais conseguido desta nova faceta, começa de forma minimalista mas, no final, a voz tranquila de Weatherman dá lugar a um cântico entoado por um grupo de piratas em pleno oceano, na canção mais épica e surpreendente do disco.

 

Mantendo o mar como cenário, "Summer Dream" é um pequeno oásis de pop solarenga, com um refrão que não anda longe dos momentos mais upbeat dos Death Cab For Cutie.

 

 

Noutros relatos boy-meets-girl, "Candy Clem" conjuga teclados e coros, também presentes em "Long Tongue Girl" mas aqui escondidos atrás de um flirt psicadélico entre percussão e sintetizador.

 

Ainda mais dominado pela electrónica, "We Were Given Space" alia-a à pulsão das guitarras num dos raros instantes dançáveis do álbum, onde Weatherman repete "self-indulgence overshadows creativity".

Felizmente essa frase não se aplica a "Jamboree Park At The Milky Way", disco nada auto-indulgente e por vezes criativo, digno sucessor de uma estreia meritória e com um dos melhores conjuntos de canções que se fez por cá este ano.

 

 

 

The Weatherman - "Chloe's Hair"

 

The Weatherman em entrevista

 

The Weatherman actua no próximo sábado, dia 27, no Santiago Alquimista em Lisboa