Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

gonn1000

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Dias de festa

Fotograma de 'Eden a l'Ouest', de Costa-Gavras', um dos filmes da secção principal

 

A celebrar uma década de existência, a Festa do Cinema Francês arranca esta noite em Lisboa e vai passar por várias salas nacionais até 10 de Novembro. Cabe a "Parlez-moi de la Pluie", o novo filme de Agnès Jaoui ("O Gosto dos Outros"), abrir a iniciativa mais logo, pelas 21 horas, no Cinema São Jorge.

 

E a partir de amanhã a festa subdivide-se em várias secções, que além das 21 ante-estreias da principal (onde constam os mais recentes títulos de Chabrol, Costa-Gavras ou Pedro Costa) inclui ainda uma homenagem à documentarista Agnés Varda, um olhar sobre primeiras obras ("A Vida Sonhada dos Anjos", de Erick Zonca"; ou "Persépolis", de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud), outro sobre premiados nos Césares ("A Turma" de Laurent Cantet; ou "O Escafandro e a Borboleta", de Julian Schnabel) e uma retrospectiva do percurso da actriz Jeanne Balibar.

 

Para os mais novos há a Festinha, que propõe, entre outros filmes, a trilogia de Astérix, e quem preferir não sair de casa pode acompanhar a programação especial da RTP2 (com curtas e longas-metragens).

 

Como habitual a música não foi esquecida e, por isso, há concertos de Jane Birkin (8 de Outubro, às 21h, no Centro Cultural de Belém) e do colectivo Moriarty (9 de Outubro, às 21h, no Instituto Franco-Português).

 

A 10ª Festa do Cinema Francês mantém-se em Lisboa até 19 de Outubro, passando depois por Almada (de 13 a 19), Porto (de 20 a 25), Guimarães (de 22 a 25), Faro (de 28 a 1 de Novembro) e Coimbra (de 4 a 10 de Novembro).

 

A programação completa está disponível no site oficial.