Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

gonn1000

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Estreia da semana: IndieLisboa '11

 

À semelhança de quase tudo o resto, o cinema não tem escapado à crise - como o atestam os novos horários da Cinemateca ou o fecho das salas do Saldanha Residence.

 

O oitavo IndieLisboa, que arranca hoje, não é excepção e os cortes orçamentais reflectiram-se num menor número de sessões. Mas olhando para a programação deste ano, o cenário não parece muito preocupante.

Afinal, uma edição que apresenta os novos fimes de Christophe Honoré ("Homme au Bain"), Gregg Araki ("Kaboom"), Peter Mullan ("Neds"), Abel Ferrara ("Mulberry St."), Kelly Reichardt ("Meek's Cutoff"), Oliver Assayas ("Carlos") ou Jonathan Demme ("Neil Young Trunk Show") suscita, pelo menos, alguma curiosidade. A nível nacional, o cartaz propõe, entre outras, as novas obras de Edgar Pêra ("O Barão") ou Sérgio Tréfaut ("Viagem a Portugal").

 

Além das obras de realizadores consagrados, o Festival Internacional de Cinema Independente também costuma ser obrigatório pelas estreias de novos nomes, essencialmente expostas nas secções competitivas e Cinema Emergente.

A estas juntam-se os filmes do Observatório, Pulsar do Mundo, IndieMusic, Director's Cut, Sessões Especiais ou IndieJúnior, as restantes - e já habituais - secções do festival.

 

Também inevitável é a secção Herói Independente, que este ano é dedicada ao brasileiro Júlio Bressane. Já os espaços que acolhem o Indie não são os mesmos dos últimos anos, ou pelo menos não todos. O Cinema São Jorge e a Culturgest mantêm-se, mas este ano também haverá sessões na Cinemateca e no Teatro do Bairro.

 

A decorrer até 15 de Maio, o IndieLisboa arranca esta noite, com sete filmes. O da sessão de abertura é "Les Amours Imaginaires" (na foto), drama de Xavier Dolan (realizador de "J'ai Tué Ma Mère"). A história deste jovem triângulo amoroso pode seguir-se a partir das 21h30 na sala 1 do Cinema São Jorge.