Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

gonn1000

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Regresso ao passado

 

Imagine-se uma mistura de "A Origem", de Christopher Nolan (em pequenas doses), com "O Feitiço do Tempo", de Harold Ramis (em doses generosas), e um episódio de "A Quinta Dimensão" (a quantidade varia dependendo do episódio). A combinação poderia resultar em qualquer coisa muito parecida com "O Código Base", que não obstante as comparações ainda é um thriller sci-fi com alguma originalidade.

 

Aliás, até é mais do que isso: o segundo filme do britânico Duncan Jones, sucessor do aplaudido "Moon - O Outro Lado da Lua", é mesmo um dos melhores blockbusters que passaram pelas salas nacionais este ano. Tal como esse antecessor, "O Código Base" segue a lógica "menos é mais", sabe ser engenhoso e sofisticado e recusa a pirotecnia vistosa que baixa a fasquia de boa parte da concorrência.

 

É verdade que não faltam explosões, de resto essenciais para a premissa - em que um soldado acorda no corpo de um professor e tem de descobrir o autor de um atentado num comboio, viajando várias vezes no tempo até oito minutos antes deste. Mas o que poderia resultar formulaico vai oferecendo variações curiosas e ganhando intensidade - Jake Gyllenhaal, no papel protagonista, terá alguma coisa a ver com isso, e além de continuar a escolher bem os filmes dá mais uma prova de carisma e entrega.

 

A intensidade e inteligência de "O Código Base" só são ligeiramente traídas no final, que chega com uns cinco minutos de atraso e deixa a suspeita de algumas cedências hollywoodescas. Mas não é um desenlace forçado que deita abaixo o exercício de estilo escorreito - e entretenimento muito eficaz - que Duncan Jones construiu até aí. Até porque, no limite, podemos sempre seguir o que a premissa do filme sugere: fazemos rewind durante uns segundos, carregamos mais cedo no "stop" e fingimos que esse final nunca chegou a acontecer.