Anos 90 bem medidos
Muitas reedições e outros tantos regressos acentuaram, ao longo de 2013, alguma nostalgia pelos anos 90. Mas mais do que motivar reencontros, essa década também deixou pistas para bandas que estão a dar os primeiros passos nos anos 00. Bandas como os Speedy Ortiz, cujo segundo álbum, "Major Arcana", foi um dos bons discos de guitarras do Verão.
A vocalista e mentora do projecto, Sadie Dupuis, aponta Liz Phair ou Pavement entre as referências, mas o alinhamento do álbum dos norte-americanos também sugere audições de discos dos Helium, Juliana Hatfield (que regressou em forma este ano com o discreto "Wild Animals") ou dos mais agrestes de Kristin Hersh, entre outros indie rockers da classe de 90.
Quando a assimilação anda de mãos dadas com a inspiração, "Major Arcana" oferece momentos como "No Below", que parte do lamento teen angst para chegar à solidão partilhada. A canção é o novo single e um dos pontos altos do disco, embora o videoclip não a favoreça. Melhor, apesar de tudo, é o de "Tiger Tank", que foi cartão de visita há uns meses e continua a dar vontade de ver os Speedy Ortiz num palco: