A cada um a sua estreia
Percussionista dos Son Lux e Landlady, IAN CHANG também já emprestou os seus talentos a discos ou concertos de gente como Matthew Dear, Joan As Policewoman ou Moses Sumney. Mas uma das colaborações mais recentes deu-se em "Adult Baby" (2019), o primeiro disco a solo de Kazu Makino (vocalista dos Blonde Redhead), do qual o músico de Hong Kong radicado nos EUA foi parte importante.
Este ano, a cantora japonesa retribui o gesto ao ser uma das convidadas do álbum de estreia do baterista em nome próprio, que também conta com as vozes de Hanna Benn e Kiah Victoria, embora seja maioritariamente instrumental. A parceria resultou em "AUDACIOUS", o tema de avanço de "属 Belonging", disco esperado para 24 de Abril, e mostra CHANG a aproximar-se do formato canção depois da vertente mais experimental do EP "Spirital Leader" (2017), com ambientes abstractos entre a IDM e o free jazz.
Mas apesar de ser mais imediato e melódico do que parte da obra do seu autor, o single mantém-se próximo da pop esquizóide associada à vocalista, num exercício percussivo e electrónico que abre caminho para um álbum inspirado pelo encontro entre o maquinal e o humano - e com inspirações assumidas de discos de Björk, Burial ou Flying Lotus. Começa bem, e só é pena que as novas canções não devam passar pelos palcos tão cedo (exceptuando os virtuais, em tempos de coronavírus), já que ao vivo a música de CHANG ganha outro peso e trepidação (com provas deixadas em portentos virtuosos como "Quarry" ou "Spiritual Leader"). Ficamos, por agora, com o novo videoclip, a propor uma jornada audaciosa longe do mundo físico: