A herdade está lá fora
Drama familiar cruzado com vénias ao western e intromissões sci-fi, "OUTER RANGE" é a nova série da Amazon Prime Video. Protagonizada por Josh Brolin, confirma que a produção norte-americana mais criativa do momento chega sobretudo através do pequeno ecrã.
Brian Watkins não se sai nada mal no arranque da primeira série que criou, escreveu e produziu. Os dois episódios iniciais de "OUTER RANGE" demoram o seu tempo a dizer ao que vêem e não fazem questão de fisgar o interesse do espectador com abanões narrativos de cinco em cinco minutos, mas recompensam a sua disponibilidade com uma das estreias televisivas mais curiosas dos últimos tempos.
A partir de uma herdade isolada no Wyoming, a aposta que tem Brad Pitt entre os produtores executivos acompanha o dono da propriedade, Royal Abbott (Brolin, em modo seco e circunspecto), e os problemas que vai acumulando tanto na vida familiar (o desaparecimento misterioso da nora, um conflito que envolve os filhos) como comunitária (quando um vizinho se aproveita de uma lacuna jurídica para disputar parte do seu terreno). Mais insólita é a descoberta de um buraco negro na sua quinta, com névoa no centro e uma profundidade difícil de aferir, que se arrisca a ser tornada pública quando uma visitante inesperada acampa na zona.
A meio caminho entre uma premissa que caberia em "The Twilight Zone" e algumas visões de Stephen King, quando parece aceitar contornos sobrenaturais, "OUTER RANGE" é, no entanto, quase sempre mais terrena do que esotérica - embora deixe no ar que a presença da ficção científica vai sair reforçada nesta primeira temporada de oito episódios.
Para já, Watkins dá prioridade à dinâmica familiar dos Abbott, do peso de um trauma ao qual se junta uma tragédia repentina às inquietações morais que acabam por dominar tanto os pais como os filhos (e que potenciam um olhar sobre a espiritualidade e as angústias da religião). E se Brolin traz por si só autoridade e peso dramático, lidera um elenco sólido no qual se destacam outros veteranos como a sempre confiável Lili Taylor, a matriarca do clã, e Will Patton, a perfilar-se como um dos antagonistas.
Imogen Poots, Lewis Pullman e Matt Lauria estão entre os nomes da geração seguinte, à qual também pertence o mexicano Alonso Ruizpalacios, o realizador de "Güeros" (2014), "Museu" (2018) e "A Cop Movie" (2021), que dirigiu os dois primeiros episódios e sabe conciliar realismo, sentido atmosférico e sugestões metafísicas. Vale a pena espreitar esta reunião desafiante de géneros e talentos.
Os dois primeiros episódios de "OUTER RANGE" estão disponíveis na Amazon Prime Video desde 15 de Abril. A plataforma de streaming estreia dois novos capítulos todas as sextas-feiras.