A mentirosa compulsiva
A primeira série francesa da Max parte de um evento real trágico para oferecer um thriller psicológico engenhoso. Entre o trauma colectivo e a solidão e dissimulação da protagonista (a cargo da sempre fiável Laure Calamy), "THE CONFIDANTE" chegou discretamente à plataforma de streaming mas é uma estreia a acompanhar.
Laure Calamy já surgiu exasperada em "A Tempo Inteiro" (2021), drama de Eric Gravel, e foi exasperante em "O Meu Burro, o Meu Amante e Eu" (2020) e sobretudo "Iris e os Homens" (2023), comédias de Caroline Vignal. A esses filmes, que lhe deram maior projecção nos últimos anos depois de uma carreira de quase duas décadas, junta-se agora a minissérie que a actriz francesa também protagoniza, mais uma vez com uma personagem no limite.
Christelle, a mulher no centro de "THE CONFIDANTE", é particularmente esquiva e está longe de despertar grande simpatia do espectador. Afinal, finge não só ter sido uma das vítimas do trágico ataque terrorista ao Bataclan, sala de concertos parisiense, como diz cuidar de um amigo próximo ferido nessa noite de Novembro de 2015, entretanto alegadamente internado e em estado de coma.
Quando se junta a uma associação de sobreviventes, esta adepta de punk e rock alternativo com uma suposta experiência de palcos leva a mentira mais longe, tornando-a parte integrante da sua relação com os novos colegas e amigos. Mas porquê? Os primeiros dois episódios não chegam a dar respostas, embora o estado repentino de trauma geral pareça tê-la obrigado a confrontar-se com a sua solidão.
Baseada no livro "La Mythomane du Bataclan" (2021), de Alexandre Kauffmann, e realizada por Just Philippot ("Acide", 2023), a minissérie de quatro capítulos é bastante hábil a apresentar o quotidiano de uma mulher que insiste em estabelecer ligações de dependência com os outros enquanto parece fugir de si própria, tensão que alimenta cenas de suspense bem geridas e um estudo de personagem intrigante. O ritmo agarra, Calamy deixa mais um desempenho a guardar e secundários como Annabelle Lengronne ou Alexis Manenti contribuem para o efeito realista, apesar da premissa inusitada. Venham mais...
"THE CONFIDANTE" estreou-se na Max a 11 de Outubro e conta com novos episódios na plataforma às sextas-feiras.