Alemanha, ano 2019
De 24 a 30 de Janeiro, a KINO - MOSTRA DE CINEMA DE EXPRESSÃO ALEMÃ volta a instalar-se no Cinema São Jorge, em Lisboa. O muito elogiado "3 Dias em Quiberon", biopic de Romy Schneider assinado por Emily Atef, abre a porta às 20 longas-metragens de produção não só alemã, mas também austríaca, suíça e luxemburguesa. As cinco abaixo podem ser um bom ponto de partida para a 16ª edição do evento que também passa pelo Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, a 2, 26 e 27 de Fevereiro:
Sexta-feira, 25, às 21h00: "MARIO", de Marcel Gisler - A homofobia no futebol é o ponto de partida do mais recente filme do realizador suíço radicado na Alemanha, que explora há muito questões LGBTQ+ - desde um drama realista como "Die blaue Stunde" (1992) ao documentário "Electroboy" (2014). O argumento, centrado na relação de dois futebolistas, começou a ser preparado em 2010 mas o resultado de uma longa pesquisa só foi visto em 2018, quando "Mario" estreou na Alemanha. A premissa lembra a de outro filme germânico relativamente recente, "Em Queda Livre", que seguia o relacionamento amoroso de dois polícias, inicialmente mantido em segredo. Tal como nesse caso, algumas reacções apontam que esta história não traz muito de novo ao cinema (queer ou não), mas também há quem garanta que este drama não se esgota no tema (abordagem que já lhe valeu distinções nos festivais de Hamburgo ou Chicago).
Sábado, 26, às 16h30: "VÁCUO", de Christine Repond - Assente na interpretação da veterana Barbara Auer, a segunda longa-metragem da realizadora suíça (com um percurso iniciado no documentário) acompanha uma mulher de meia-idade que descobre ser seropositiva. E descobre ainda que o marido não só a contaminou como a tem traído com prostitutas. Se daqui poderia sair um drama de faca e alguidar, "Vácuo" promete responder à inquietação da protagonista com sobriedade e rigor, num thriller psicológico que o The Hollywood Reporter compara ao universo de Michael Haneke (ressalvando que não carregue tanto na frieza emocional). É bem capaz de estar aqui um dos retratos mais fortes desta edição...
Sábado, 26, às 21h00: "ENTRE CORREDORES", de Thomas Stuber - E se o romance nascer entre a rotina do trabalho num supermercado? A segunda longa-metragem do realizador alemão avança um cenário possível, com algum realismo mágico à mistura, e tem feito um percurso invejável em muitos festivais (chegando à KINO já com prémios e a nomeação para o Urso de Ouro no de Berlim). O par romântico desta história ambientada numa pequena localidade desperta logo alguma confiança, ou pelo menos simpatia: é composto por Sandra Hüller, de "Toni Erdmann", e Franz Rogowski, que protagoniza "Em Trânsito" (o novo e aconselhável filme do também alemão Christian Petzold, que estreia em Portugal esta semana).
Sábado, 26, às 23h15: "O GENE DE CASANOVA", de Luise Donschen - Um dos títulos da secção Perspetivas, que pretende romper fronteiras entre géneros e formatos, este olhar documental da realizadora alemã (e a sua primeira longa) debruça-se sobre as leis do desejo e as convenções de género, identidade e sexualidade. E parte de uma investigação de horizontes vastos e díspares, que tanto junta depoimentos de biólogos e relatos da vida animal como a participação de uma dominatrix ou do convidado especial John Malkovich, que discute o legado de Casanova. Carta fora do baralho da KINO 2019?
Segunda-feira, 28, às 19h00: "AEROPORTO CENTRAL THF", de Karim Aïnouz - O autor de "Madame Satã" (2002) ou "Praia do Futuro" (2014) tem conciliado um interesse pela ficção e pelo documentário, e aqui retomou a segunda vertente. Num filme que já passou por cá no Festival Porto/Post/Doc do ano passado, o realizador brasileiro centra-se em Berlim (onde reside) e em particular no Aeroporto de Tempelhof, que começou como projecto megalómano do regime nazi, tornou-se num espaço de lazer décadas depois e é hoje um abrigo para refugiados cada vez mais concorrido. Foi através do olhar destes últimos, aliás, que o filme nasceu, e tem sido alvo de aplauso dentro e fora de portas (o prémio da Amnistia Internacional no Festival de Berlim de 2018 está entre as distinções que tem somado).