Brilhantes diamantes
Por esta altura do ano passado, os GEMS arriscavam-se a passar por apenas mais uma banda devota da obra dos Cocteau Twins e outras referências dream pop do catálogo da 4AD, sobretudo de meados de 80. Agora, com o álbum de estreia, "Kill the One You Love", a dupla de Washington não deita fora esses ensinamentos (em especial os das linhas de guitarra) mas também não fica, e ainda bem, limitada a ambientes de terceiros.
Às vezes, a voz de Lindsay Pitts e os instrumentais de Cliff Usher (que também canta de vez em quando) chegam a enganar, pela forma como se aproximam de algum R&B de moldura electrónica antes de serem atravessados por acessos de distorção. Desse contraste entre elegância e rudeza (apesar de tudo melódica e a aprimorar alguns grandes refrãos) sai um conjunto de temas que chegam de mansinho mas merecem toda a consideração.
Além dos fãs do grupo de "Heaven or Las Vegas", também os seguidores dos mais recentes The xx ou AlunaGeorge, passando pelos Chairlift ou School of Seven Bells, poderão deixar-se levar pelo que se ouve aqui, sem que os GEMS venham disputar o lugar de eventuais comparações.
"Living as a Ghost", "Epitaph", "Heartbreaker" ou o adorável single "Scars" (a provar que menos pode ser mais) estão entre as peças mais brilhantes de uma estreia que tem em "SOAK" a nova aposta oficial, já com videoclip: