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gonn1000

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

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Canções com vista para o céu

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"GLIMPSE OF HEAVEN", o novo e terceiro álbum de CHASMS, marca um momento de viragem na história do projecto norte-americano. Se os discos anteriores nasceram da colaboração entre Jess Labrador (voz, percussão, guitarra) e Shannon Madden (baixo), o mais recente foi o primeiro a ser criado apenas pela vocalista, que além de se encarregar de quase todos os instrumentos também é produtora ao lado do cúmplice habitual Joshua Eustis (mais conhecido como Telefon Tel Aviv).

O salto para uma aventura a solo traz mudanças consideráveis a uma obra que começou por conciliar ecos dream pop, pós-punk e industriais em "On the Legs of Love Purified" (2016), com uma aliança de ruído e beleza descendente dos Cocteau Twins, Lush ou Cranes, e que se tornou mais melancólica e atmosférica no sucessor "The Mirage" (2019), difícil segundo álbum vincado pelo luto - culpa de um incêndio num armazém de Oakland durante uma festa, em 2016, que teve entre as vítimas mortais o irmão de Madden, Griffin, e o amigo da banda Cash Askew, dos Them Are Us Too.

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O caminho para o terceiro longa-duração incluiu uma das canções mais bonitas dos últimos anos, a etérea "Until It Happens to You", que acabou por não integrar o alinhamento. Até porque Labrador já revelou várias depois dessa, todas a confirmarem a predilecção por terrenos mais electrónicos que "The Mirage" já insinuava ao apontar à escola dub. As guitarras, inicialmente dominantes, não ficaram de fora mas são agora um adereço, tal como as ocasionais notas de piano - estas uma novidade a cargo de Joshua Eustis.

Labrador avança que "GLIMPSE OF HEAVEN" parte de uma nova relação com o mundo e com ela própria depois da experiência dolorosa que moldou o segundo álbum. Musicalmente, a tentativa de reconstrução assenta em alicerces ambient ou trip-hop e oferece algumas das canções mais minimalistas e hipnóticas desta discografia. A autora salienta os universos dos Massive Attack ou Sade entre as influências, mas também se escutam aproximações a nomes mais recentes nos primeiros singles, dos The xx aos Braids ou à faceta apaziguada dos Crystal Castles.

Há motivos para ter confiança neste regresso (e recomeço) quando mais de metade do alinhamento do disco já é conhecido. "Submit", "Things Have Changed", a faixa-título e sobretudo "Ache" (na qual nem uma sirene compromete a serenidade) são belas portas de entrada para o álbum que chega já esta sexta-feira, 24 de Fevereiro. "PARALLEL", outra amostra, traz agitação rítmica de tradição breakbeat e a sua a aura nocturna parece inspirar o videoclip, realizado por Labrador com Marisol Baltierra e a propor um passeio de carro por uma Los Angeles fora de horas: