Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

gonn1000

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Como terminar uma temporada

comodefenderum assassino

 

Mas afinal quem matou Lila? O mistério principal de "COMO DEFENDER UM ASSASSINO" arrastou-se durante a primeira temporada da série do canal ABC, apontou e descartou suspeitos e conseguiu trocar as voltas aos espectadores até ao último episódio. Aqui chegados, é bom ver que a resposta não foi adiada para a segunda temporada - traição que ceifou muitos fãs a "The Killing", por exemplo. Melhor ainda é a revelação em si, capaz de surpreender sem esticar demasiado a corda nem precisar de sacrificar a coerência das personagens - quase todas cada vez mais distantes do traço grosso dos primeiros capítulos.

 

Um desfecho inspirado, arrojado e muito bem oleado (com direito a episódio duplo) vem compensar alguma redundância e perda de ritmo depois da midseason finale, com os obrigatórios casos da semana a cortarem algum do entusiasmo, culpa de soluções demasiado convenientes e actores convidados de talento duvidoso. Tão ou mais dispensável foi a personagem da mãe da protagonista, que se por um lado permitiu ver a faceta vulnerável de Annalise Keating (Viola Davis) também tornou o penúltimo episódio num dramalhão familiar demasiado próximo do telefilme mais óbvio (nem faltou a tentativa de choque, perfeitamente desnecessária, à custa de um segredo do passado).

 

Não é que o final não conte ainda com um caso de tribunal da praxe, desta vez em torno de um padre (e, sim, com suspeitas de pedofilia), mas é rapidamente despachado para que a série volte a focar-se no que faz melhor: brincar, de forma habitualmente descarada, com as regras do "whodunit". E nesta despedida o descaramento é tanto que a resposta à pergunta principal dá lugar um novo mistério, ainda mais intrigante - um cliffhanger de luxo, mesmo. Pausas para respirar? Não, o que se quer é o espectador devidamente fisgado. Missão (e manipulação) cumprida, investigação suspensa até à segunda temporada.

 

O final da primeira temporada de "COMO DEFENDER UM ASSASSINO" é emitido no AXN na quinta-feira, 26 de Março, às 22h15.