Da Áustria com calor
"Vem mergulhar, vem ver o sol a queimar problemas", ouve-se (assim mesmo, em português) no arranque de "FIRE", o álbum de estreia de LITTLE ELEMENT, projecto da austríaca Lisa Aumair. E as canções que se seguem são das mais apelativas dos últimos tempos para uma eventual banda sonora das primeiras idas à praia do ano.
Parte do alinhamento do disco inspira-se, aliás, em "praias cheias de histórias e poemas", mas a beira-mar foi apenas um dos pontos de passagem de uma cantautora que tem feito da itinerância um modo de vida desde os 17 anos. Este primeiro longa-duração, sucessor do EP "Water" (2017) e de alguns singles, traz memórias da costa portuguesa (onde o álbum começou a ser composto) e francesa ou de viagens a Espanha e Israel, em regime maioritariamente road trip e de alma hippie.
Os saltos geográficos e culturais ajudarão a explicar o sentido de liberdade de uma música que vai criando pontes entre a dream pop e a folk, o reggae, o surf rock, o trip-hop ou o rap, além de lhes juntar influências latinas e orientais (sobretudo pela presença habitual da cítara), num registo quase sempre luminoso embora com acessos de melancolia de final de tarde veraneante.
A amálgama acústica e electrónica que domina o disco, aliada a uma sensibilidade pop evidente, pode muito bem ser a praia de quem gosta de Santigold, Lykke Li, CocoRosie ou Hindi Zahra, vozes femininas com ouvidos abertos ao mundo que não destoariam numa playlist estival ao lado desta austríaca. E canções como "Queen of the Waves", "The Roads" ou "Birds Leave", singles onde o sol brilha sempre, ficam entre as companhias aconselháveis da temporada para um Verão que já começou a anunciar-se: