Da despedida ao regresso (e recomeço)
Caminho oficialmente aberto para um dos álbuns mais aguardados de 2023. "GHOSTS AGAIN" é o primeiro single de "Memento Mori", o 15.º disco de originais dos DEPECHE MODE, agendado para 24 de Março, e também o primeiro tema dos britânicos enquanto dupla - composta por Dave Gahan e Martin Gore, após a morte de Andrew Fletcher no ano passado.
Era praticamente inevitável que a experiência do luto marcasse este regresso com contornos de recomeço, mas esta está longe de ser uma canção pesarosa: se a letra aborda a passagem do tempo e a despedida, há sintetizadores tão cintilantes como na fase inicial da banda. Gahan descreve-a como "um encontro perfeito de melancolia e alegria" e interpreta-a com uma desenvoltura que não acusa quase 50 anos de carreira.
Produzido por James Ford e Marta Salogni, o single tem como complemento determinante o videoclip assinado por Anton Corbijn, colaborador habitual que volta a demonstrar porque é que é tão requisitado pelo grupo. Mais uma vez com fotografia (magnífica) a preto e branco e alusões a "O Sétimo Selo", de Ingmar Bergman, marca de forma sumptuosa a nova etapa da banda, acompanhando uma disputa de xadrez entre os seus elementos. Xeque-mate? Saberemos quando ouvirmos o álbum, mas esta é uma primeira jogada promissora...