Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

gonn1000

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Das ilhas britânicas para as pistas de dança mundiais

Bicep.jpg

Através do blog FeelMyBicep, criado em 2009, Andrew Ferguson e Matthew McBriar começaram a partilhar com o mundo a sua paixão pela música de dança, ao tirarem do baú e remisturarem pérolas da house de Chicago, do techno de Detroit ou do Italo disco, numa ideia que se expandiu a DJ sets, festas e até ao surgimento de uma editora.

A história não ficou por aí e a visibilidade da dupla de Belfast, entretanto denominada BICEP, foi crescendo através de vários temas e EPs originais, ao ponto de em 2017 o álbum de estreia do projecto, homónimo, ter sido editado pela reputada Ninja Tune, que volta a ser a etiqueta do sucessor.

"ISLES" chega já esta sexta-feira, 22 de Janeiro, e as primeiras amostras continuam a mover-se entre heranças do breakbeat, do UK garage, de domínios ambient ou até do trance, com os anos 90 a revelarem-se mais uma vez os mais inspiradores sem eclipsarem uma identidade em consolidação.

Isles.jpg

Entre a euforia e a melancolia, a música dos BICEP pode facilmente ser abraçada por adeptos dos Orbital, Aphex Twin ou Four Tet (que já remisturou um tema do duo), mas boa parte dos novos singles até remete mais para The Future Sound of London, outra referência (algo esquecida) da música de dança britânica de há quatro décadas.

A aproximação aos autores de clássicos como "Papua New Ginea" deve-se sobretudo à carga tribal e espiritual dos samples vocais de três dos quatro singles de avanço, "ATLAS", "APRICOTS" e "SUNDIAL", que cruzam a linguagem das pistas com influências da música tradicional da Europa de Leste, do Médio Oriente ou da Índia - alguns dos principais pontos de partida da dupla para o novo disco.

"SAKU", o outro tema que abre caminho para "Isles", bebe de águas distintas, de sabor R&B - e não destoaria ao lado dos AlunaGeorge ou dos Disclosure ("You & Me" até foi alvo das manobras dos irlandeses). Parece vir aí um dos primeiros álbuns do ano a ter por perto...