Delírio de uma tarde de Verão
No ano passado, "Letrux aos Prantos" alargou os horizontes de uma das vozes mais inquietas e idiossincráticas da música brasileira actual, revelada em "Letrux em Noite de Climão" (2017). O segundo álbum deu quase sempre tréguas ao clima de festa, mas trouxe outros desafios ao universo de LETRUX, do reforço do olhar interior a colaborações com Lovefoxxx (vocalista dos Cansei de Ser Sexy) ou Liniker e os Carmelows.
Mais recentemente, a cantautora tem continuado a apostar no alinhamento do disco, embora não se limite a extrair mais um ou outro single (ainda que tenha promovido "Eu Estou aos Prantos" ou "Vai Brotar" depois de "Déjà Vu Frenesi"). O caminho é antes feito com o EP "Prantos Pandémicos" em perspectiva, registo que vai recuperar cinco canções do segundo longa-duração revistas pelos cinco elementos da sua banda - cada tema fica entregue às ideias e manobras estéticas de um músico.
"Cuidado Paixão (Be Careful, My Love)" e "Eu Estou Aos Prantos (Me Chama Pra Chorar)" colocaram o projecto em marcha nas últimas semanas, mas a variação mais conseguida até agora é bem capaz de ser a que a multi-instrumentista MarthaV ofereceu a "DORME COM ESSA (DELIREI)".
Se o original era dominado por teclados, programações e percussão, a versão de 2021 guia-se por um minimalismo acústico abrilhantado por harmonias vocais, muito longe das reminiscências synth-pop que vincavam o relato de abandono amoroso. E não sai a perder na comparação, além de ser uma bela banda sonora para cenários de tardes de sol à beira-mar, como o do videoclip muito lá de casa (ou da praia) que junta toda a banda: