Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

gonn1000

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Delírio de uma tarde de Verão

Letrux.jpg

No ano passado, "Letrux aos Prantos" alargou os horizontes de uma das vozes mais inquietas e idiossincráticas da música brasileira actual, revelada em "Letrux em Noite de Climão" (2017). O segundo álbum deu quase sempre tréguas ao clima de festa, mas trouxe outros desafios ao universo de LETRUX, do reforço do olhar interior a colaborações com Lovefoxxx (vocalista dos Cansei de Ser Sexy) ou Liniker e os Carmelows.

Mais recentemente, a cantautora tem continuado a apostar no alinhamento do disco, embora não se limite a extrair mais um ou outro single (ainda que tenha promovido "Eu Estou aos Prantos" ou "Vai Brotar" depois de "Déjà Vu Frenesi"). O caminho é antes feito com o EP "Prantos Pandémicos" em perspectiva, registo que vai recuperar cinco canções do segundo longa-duração revistas pelos cinco elementos da sua banda - cada tema fica entregue às ideias e manobras estéticas de um músico.

"Cuidado Paixão (Be Careful, My Love)" e "Eu Estou Aos Prantos (Me Chama Pra Chorar)" colocaram o projecto em marcha nas últimas semanas, mas a variação mais conseguida até agora é bem capaz de ser a que a multi-instrumentista MarthaV ofereceu a "DORME COM ESSA (DELIREI)".

Se o original era dominado por teclados, programações e percussão, a versão de 2021 guia-se por um minimalismo acústico abrilhantado por harmonias vocais, muito longe das reminiscências synth-pop que vincavam o relato de abandono amoroso. E não sai a perder na comparação, além de ser uma bela banda sonora para cenários de tardes de sol à beira-mar, como o do videoclip muito lá de casa (ou da praia) que junta toda a banda: