Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

gonn1000

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Do shoegaze à pop mais luminosa

Hatchie.jpg

Inspirada pelos Cocteau Twins ou My Bloody Valentine, Harriette Pilbeam, mais conhecida como HATCHIE, tem juntado melodia e distorção (controlada) desde o EP de estreia, "Sugar & Spice" (2018), cujo título já aludia a essa dualidade. "Keepsake" (2019), o primeiro álbum, manteve-se entre as fronteiras da dream pop e do shoegaze, com resultados tão simpáticos como derivativos, sem acrescentar muito a esses universos mas a deixar algumas faixas promissoras.

Mais intrigante foi a versão da australiana para "Crush", êxito de Jennifer Paige, que enveredou por territórios sombrios e conseguiu dar peso e textura a uma canção descartável. E também confirmou o interesse da cantautora pela música dos anos 90, influência que os singles mais recentes têm confirmado. Se "Quicksand" ainda teve ecos da synthpop da década anterior, "Giving the World Away" regressou às noites dançáveis de Manchester (aquelas vividas pelos Happy Mondays) enquanto que "This Enchanted" seguiu o livro de estilos de uns The Sundays ou Lush (da fase mais garrida).

Giving the World Away.jpg

Mas o single mais convicente de "Giving the World Away", o segundo álbum - que pode ser ouvido já a partir desta sexta-feira, 22 de Abril - é mesmo "LIGHTS ON". Canção irresistível, mostra a escrita, produção e interpretação da australiana a atingir o ponto de rebuçado, naquele que é talvez o seu melhor momento até agora (juntamente com a brilhante revisão de "Crush").

Para essa alquimia também contribui Jorge Elbrecht, produtor e co-compositor do disco, que tem um longo percurso em territórios do shoegaze - incluindo colaborações proveitosas com Tamaryn, cuja faceta mais pop não anda longe deste single. Depois de uma confecção tão elaborada, com refrão infeccioso e camadas que recompensam audições repetidas, a curiosidade em torno do álbum aumenta substancialmente. Em todo o caso, uma das canções mais bem-vindas do semestre já lhe pertence: