Ela está aos prantos (mas quem não?)
Depois da festa, o direito ao choro. Que é como que diz, depois de "Letrux em Noite de Climão" (2017), "Letrux aos Prantos". "Ou a gente chora ou a gente sua ou a gente goza", canta LETRUX em "DÉJÀ VU FRENESI", o primeiro single (e também a primeira faixa) do seu segundo álbum, editado na passada sexta-feira, a comprovar que embora o ambiente das novas canções seja menos festivo (e ao vivo a celebração era especialmente irresistível), as suas letras continuam sem meias palavras.
"No último ano percebi um aumento do deboche e do cinismo. Para além da política mesmo. Na maneira de lidar com a vida, nas emoções, fui sentindo esse lugar. Também sou da graça, também amo memes, mas a vida não se resume só a isso", assinalou a cantora, actriz e escritora brasileira no texto de apresentação do disco.
"Choro um bocado. Sempre fui llorona. E sempre me foi permitido ser. 'Menina não chora'. Isso não rolava. Isso nos era permitido. E eu aproveitei. Choro de tristeza, de raiva, de horror, de gozo, de saudade, de alegria. Choro com vídeos de superação, luto, bichinhos nascendo, bebês aprendendo algo. Choro de gargalhar (the lícia esse choro)", confessou também nas redes sociais.
O discurso frontal e despudorado, combinado com sentido de humor, irreverência e capacidade de observação, ajuda a explicar porque é que alguns olham para Letícia Noaves como uma sucessora de Rita Lee. E a aproximação talvez até faça mais sentido no registo mais recente, com o lado eléctrico a sobrepor-se ao electrónico (dominante na estreia) e a reforçar ligações à MPB (cruzadas com acessos rock, disco sound, funk, blues e mergulhos nas décadas de 70, 80 e 90).
A participação de Lovefoxxx (dos Cansei de Ser Sexy), de Liniker e os Carmelows e do saxofonista Lucas de Paiva (Mahmundi, Séculos Apaixonados) ou um tema cantado em espanhol são outras das novidades de um álbum que soa menos imediato do que o antecessor, apesar de manter Arthur Braganti e Natália Carrera como produtores.
Para já, e enquanto se dá tempo ao resto do alinhamento, fica a certeza de um grande arranque, a cargo de uma das melhores canções da temporada - com o frenesim da letra a ter correspondência na percussão que marca o crescendo rítmico: