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gonn1000

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Entre um passado preenchido e um futuro promissor

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Antes de ser o alter ego musical de Maryam Qudus, SPACEMOTH era o título de uma canção dos Stereolab e a influência da banda anglo-francesa na música da artista norte-americana (de ascendência afegã) não se fica por aí. A cantora e compositora californiana tornou-se uma das revelações dos últimos meses através de uma indietronica que também partilha afinidades com uns Broadcast, Solex ou Ladytron (dos primeiros dias), entre sintetizadores vintage, um novelo elaborado de loops e uma atenção minuciosa às texturas.

A precisão sonora explica-se pelo caminho considerável que Qudus já fez enquanto produtora e engenheira de som, com colaborações em discos dos Tune-Yards, Toro y Moi ou Sasami. Mas agora chegou a altura de assinar o seu próprio álbum, "No Past No Future", um dos lançamentos desta semana. Agendado para sexta-feira, dia 22 de Julho, é uma aposta da Wax Nine, a editora de Sadie Dupuis, vocalista dos Speedy Ortiz e mentora do projecto Sad13.

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Juntando reflexões em torno da rotina, da nostalgia, da ansiedade ou do niilismo, o alinhamento dá a conhecer uma intérprete e escritora de canções que também se destaca como uma mulher dos sete instrumentos, ou algo muito perto disso: toca guitarra, baixo, auto-harpa, teclados e assegura as programações, com resultados muito convincentes nos temas que foi divulgando este ano.

"Pipe and Pistol", "This Shit" e "Round In Loops" lembram alguma música para uma imensa minoria nascida em finais dos anos 90, em regime sintético lo-fi, mas o single que leva a taça para já é, curiosamente, o que mais se afasta dessa vertente: "WAVES COME CRASHING", uma bela confecção pop que troca o minimalismo pela grandiosidade (psicadélica q.b.) e um registo vocal lacónico por um dramatismo inesperado, a pedir continuação noutros episódios do álbum.