Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

gonn1000

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Há algo de fresco no reino da Dinamarca

WhoMadeWho

 

O último álbum dos WHOMADEWHO já conta uns anos ("Dreams", de 2014), mas o trio dinamarquês não tem deixado de mostrar música nova. Depois do EP "Ember" (2015) e do single "Hi & Low" (2016), "I DON'T KNOW" encarrega-se agora de ir mantendo a agenda de edições activa, embora ainda não haja confirmação de mais um álbum a caminho.

 

Para quem estava habituado a canções geralmente dançáveis, o novo tema pode ser uma surpresa, mas a desaceleração rítmica não surge por acaso. A banda confessa que quis tentar criar canções de forma diferente, mais centrada nas melodias vocais, e por isso tanto o vocalista Jeppe​ ​Kjellberg como os coros ganharam um protagonismo que nem sempre conseguiam até aqui.

 

Mesmo assim, boa parte do efeito hipnótico de "I DON'T KNOW" também passa pela percussão meio tribal, que associada aos trejeitos vocais sugere a influência de alguma música árabe. A mistura de temperos não destoaria no catálogo de uns Gorillaz, por exemplo, e traz algum ar fresco a uma banda às vezes demasiado agarrada a uma receita de rock electrónico.

 

Tendo em conta que já há uma digressão europeia agendada para o início de 2018, é legítimo ficar à espera de mais novidades dos WHOMADEWHO nos próximos tempos. E, já agora, de um regresso a palcos nacionais, onde deixaram óptimas memórias várias vezes. Até lá, podemos vê-los - embora consideravelmente mais calmos - no videoclip do novo single: