Liberdade, igualdade, fraternidade (via Love Parade)
"Alientronic", o oitavo álbum de ELLEN ALLIEN, editado em Maio, não será dos mais coesos e memoráveis da DJ e produtora alemã, mas não deixa de conter algumas faixas certeiras para uma pista de dança.
Entre os temas a reter está o novo single, "FREE SOCIETY", seis minutos de techno directo e propulsivo a pedir reacções físicas à altura. É o que acontece num videoclip que parte sobretudo de imagens de arquivo a preto e branco da Love Parade, em Berlim, captadas no início dos anos 90, com a rave e manifestações LGBTQI+ a céu aberto a irem de encontro ao apelo hedonista da música.
"A liberdade é sermos quem quisermos", assinala ALLIEN, no Facebook, enquanto também ela se rende à dança num vídeo que, tal como o evento que homenageia, dá palco à diferença e à diversidade - em modo do it yourself, com uma estética VHS e a sugerir afinidades com o também recente "Send Me A Vision", dos Boy Harsher, igualmente ambientado na capital alemã.
Além do videoclip, a alemã tem mais novidades para os próximos dias: a edição (pela sua BPitch Control) de "Alientronic Rmxs 2", EP com remisturas do último álbum entregues a Alien Rain, Shlømo, Hector Oaks e Fjaak. Um outro exercício de liberdade a escutar a partir de 27 de Setembro.