Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

gonn1000

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Maria cheia de garra

Trazendo relatos tão femininos como feministas e um disco carregado de te(n)são, MARIA BERALDO estreou-se em palcos da capital no Musicbox Lisboa, esta quarta-feira. E nem precisou de muito tempo para se confirmar como um dos nomes mais trepidantes da nova música brasileira.

 

Maria Beraldo por Ana Viotti.jpg

 

"Pai, gosto muito dos homens, sim/ De tê-los ao alcance da boca, sim/ Mas no calor da manhã, quem me fez delirar foi uma mulher". Foi assim mesmo, sem meias palavras, que MARIA BERALDO subiu ao palco do Musicbox Lisboa para apresentar o seu disco de estreia. Editado no ano passado no Brasil, "Cavala" tem sido amplamente elogiado tanto dentro como fora de portas e a noite comprovou que as suas canções aguentam, e bem, a prova ao vivo.

 

Álbum autobiográfico e confessional, a estreia da cantautora e multi-instrumentista a solo (depois de ter sido clarinetista de Arrigo Barnabé ou de ter integrado os Quartabê) acompanhou o seu processo de coming out, o que ajuda a explicar a vertente sensual e sexual de boa parte das suas letras. Mas se o facto de a artista ser lésbica está longe de ser só um pormenor ("Tem fufas em Portugal?", perguntaria no fim do concerto, em tom bem-humorado), "Cavala" não é disco para ficar arrumado em gavetas LGBTQ+ e assume-se sobretudo como uma ode à mulher, na qual a família desta brasileira de 30 anos (da mãe à avó, passando pela sobrinha) não fica esquecida.

 

Cavala.jpg

 

De resto, o facto de assumir a sua homossexualidade e de colocar a saída do armário no centro da sua música está longe de ser gratuito e resulta antes, conforme sublinha em várias entrevistas, de ter sentido falta de referências femininas na música brasileira que rompessem com códigos heteronormativos quando era adolescente. Em todo o caso, em última instância o que importa é a música e essa também fala por si: tanto em disco como em palco, estas canções têm interesse e intensidade variável, mas nem as menos memoráveis deixam de incitar a curiosidade.

 

O público do Musicbox confirmou isso mesmo e nunca pareceu perder o interesse pela proposta de BERALDO durante quase uma hora - duração eventualmente curta, mas compreensível tendo em conta que "Cavala" não chega aos 30 minutos. Sozinha em palco, e claramente autossuficiente, a cantautora foi alternando entre a guitarra eléctrica, as programações e o clarinete, combinação à qual se juntou sempre a voz, ainda que muitas vezes utilizada como se de mais um instrumento se tratasse (entre jogos vocais recorrentes e letras que não se preocupam em ser sempre inteligíveis).

 

Maria Beraldo por Ana Viotti 2.jpg

 

Entusiasta tanto do formato canção como de acessos experimentais, a brasileira só viria a dirigir-se directamente ao público já no encore, mantendo até aí uma postura distante e enigmática, teatral e expressiva. A linguagem corporal entregou-se a espasmos quase epilépticos com a guitarra (ocasionalmente utilizada como percussão), logo nos primeiros minutos, e chegou a instalar o receio de um concerto tão pretensamente transgressivo como hermético.

 

Mas se alguns momentos sugeriram que a artista ainda está a consolidar a sua linguagem (pessoal ainda quem nem sempre completamente transmissível), o espectáculo foi desenhando um crescendo de tensão que culminaria na muito aplaudida "Elena", um dos temas mais imediatos e trauteáveis, ou no ataque industrial de "Tenso" (apesar de tudo, vincado por uma sensibilidade pop considerável).

 

 

A disparidade sonora dessas duas canções foi exemplificativa de um alinhamento com vontade de diluir fronteiras entre o rock de costela indie (e alma riot grrrl), a electrónica, o jazz ou a MPB, com intromissões do noise (sobretudo em "Rainha") ou de uma hipótese de IDM tropical ("Sussussussu", talvez o episódio mais dançável da noite). Para o encore ficaria "Gatas Sapatas", tema que também fecha o disco em modo espirituoso, encerrando o concerto num ambiente já bem distante da estranheza inicial. E deixou a porta aberta para um regresso a Lisboa enquanto a digressão cavalga, nos próximos dias, rumo a outros palcos nacionais. Valeu...

 

Lavoisier por Ana Viotti.jpg

 

A abrir a noite, outra boa surpresa. Mas nacional, apesar do nome. Com um minimalismo de voz e guitarra que dá um peso acrescido às palavras, os LAVOISIER retomaram canções do seu disco de estreia, "É Teu", de 2017 (já apresentado no Musicbox) e deram pistas do que aí vem, com dois inéditos. Entre uma versão de "Eu não me entendo", de José Mário Branco, e letras que dão novo embalo à escrita de Miguel Torga (entre outros poetas), Patricia Relvas e Roberto Afonso conciliaram intensidade vocal (ela) e instrumental (ele) e impuseram uma atmosfera soturna e austera (às vezes a lembrar a dos Osso Vaidoso), que nos momentos mais conseguidos soou à ocasião em que a morte abraça o respirar - conforme cantaram em "Sou Povo". Mesmo assim, o fatalismo acabou por não vingar: a despedida ficou por conta de uma versão de "Amor de Água Fresca", de Dina, uma das "guerreiras" a quem a dupla dedicou a actuação. A outra foi Marielle Franco, que, quem sabe, talvez até venha a ser uma das mulheres a inspirar a sequela de "Cavala"...

 

3/5

 

MARIA BERALDO actua no Maus Hábitos, no Porto, a 18 de Abril; no Teatro Gil Vicente, em Barcelos, a 19 de Abril; e em Aveiro, no Mercado Negro, a 20 de Abril.

 

Fotos: Musicbox Lisboa