Música no coração
Em 2013, a morte de Benjamin Curtis, vítima de um linfoma, veio colocar em causa a continuidade de uma das melhores bandas a dar novos rumos à dream pop nos últimos anos. Felizmente, Alejandra Deheza, a outra metade dos SCHOOL OF SEVEN BELLS, optou por terminar as canções que a dupla nova-iorquina estava a compor na altura, tornando possível o quarto álbum, "SVIIB", editado há poucos dias.
Tendo em conta o episódio trágico, será praticamente impossível ouvir os novos temas sem procurar alusões à relação entre os seus autores, sobretudo quando a vocalista dedica o disco ao antigo colega, amigo e a certa altura namorado, assumindo que a sua vida em comum influenciou quase todas as faixas.
Mais surpreendente é que o resultado não seja um álbum embebido numa atmosfera triste ou pesada por causa disso, mesmo não abdicando de cenários de melancolia (já habituais na obra da banda) enquanto se agarra com convicção a alguma esperança. Em certas canções até está no extremo oposto, como na explosão irresistível de sintetizadores de "Ablaze", que se não é a faixa de abertura mais viciante da temporada andará lá muito perto.
"ON MY HEART", o novo single, é outro bom exemplo, com a catarse a evitar lamentos fáceis e uma espiral de sofrimento sem fim à vista. Em vez disso, embala-nos numa pop electrónica acolhedora e levemente dançável, acompanhada por um videoclip com uma corrida do terror ao amor - e uma homenagem bonita, simples e apropriada a Curtis: