Nossa Senhora, rogai por eles
Foto @Rita Sousa Vieira/SAPO On The Hop
Apesar de convocar a Virgem Maria, o novo videoclip de MEDEIROS/LUCAS está longe de ser uma proposta canónica para a quadra pascal. Tal como as palavras da maioria das canções da dupla, as imagens de "FADO DO REGRESSO" contemplam o sagrado para mergulharem no profano logo a seguir, resultado de um roteiro que atravessa desertos e praias, cemitérios com campas até perder de vista e quartos com nudez parcial, iconografia religiosa e pop art.
O contraste de referências dificilmente se estranha quando o álbum de estreia do projecto açoriano, "Mar Aberto", já virava a tradição do avesso. A mais recente aposta do disco, depois de "Canção do Mar Aberto", é um bom exemplo desse desvio: ao início parece estar ancorada na voz de outro tempo de Carlos Medeiros, mas acaba por se entregar às programações electrónicas de Pedro Lucas. Da partilha de sensibilidades nasceu uma das revelações nacionais do ano, convincente no registo gravado e com potencial para ganhar novos mundos em palco - o concerto de apresentação no Musicbox, há poucos dias, sugeriu que o fado desta digressão vai ter pouco de triste.