O cinema não é fogo de artifício (mas aqui até resulta)
Ao contrário da pirotecnia de muita concorrência, "GUARDIÕES DA GALÁXIA 2" é cinema-espectáculo que dá quase sempre prioridade às personagens. E confirma James Gunn como um dos poucos realizadores capazes de encontrar um espaço próprio na máquina normalizadora da Marvel.
A primeira aventura cinematográfica de Star-Lord, Gamora, Rocket Raccoon e companhia costuma ser apontada como um dos poucos filmes de super-heróis a reter dos muitos estreados nos últimos anos, feito inesperado ao resgatar da obscuridade uma equipa que, até há três anos, não parecia capaz de competir com as atenções viradas para o Homem-Aranha, Capitão América, Homem de Ferro e outros porta-estandartes da Marvel.
Ter James Gunn na realização, depois de um percurso próximo da série B, ajudou a fazer destes anti-heróis espaciais um caso à parte, com o humor nascido de jogos de linguagem ou uma banda-sonora nostálgica (e parte essencial da acção) a consolidarem a identidade do que poderia ser só mais um blockbuster genérico.
Por outro lado, um naipe de vilões inexplicavelmente pobre (mesmo para a fasquia demasiado baixa do Universo Cinematográfico Marvel), hesitações de tom e um terceiro acto tão mecânico e espalhafatoso como o de inúmeros blockbusters ameaçaram a sensação de missão cumprida.
À segunda, no entanto, estas aventuras retomam as melhores pistas do capítulo inicial. "GUARDIÕES DA GALÁXIA 2" não só conserva e expande o que valia a pena - com destaque para o choque de temperamentos dos protagonistas e a química e descontração do elenco - como corrige, pelo menos em parte, o que o limitava.
Gunn está mais à vontade na mistura de coração e desbragamento, consegue aprofundar a dinâmica da equipa sem trair os traços individuais, mostra que afinal há camadas nos antagonistas de serviço do primeiro filme (Nebila e Yondu) e, mais surpreendente ainda, faz com que a morte até volte a ter algum peso nas histórias de super-heróis (depois de Groot ter fintado o destino na primeira aventura, no seguimento de Phil Coulson ou Nick Fury em adaptações anteriores da Marvel).
Também facilita que esta história seja bem mais autocontida do que a de outras sagas de super-heróis. Embora haja referências inevitáveis ao que aí vem, os teasers são guardados para as cenas pós-créditos e não esquartejam a acção (alô, "Capitão América: Guerra Civil" et al).
O realizador admite que desta vez não teve tantas imposições dos estúdios e isso nota-se num filme no qual nenhuma personagem termina no mesmo ponto em que começa. Tanto melhor para uma recta final que consegue sobreviver à overdose de CGI graças ao entrosamento, tão engenhoso como emotivo, das figuras em jogo, mesmo que a apologia da equipa de renegados como família alternativa já não saiba a novidade (afinal, não é nada que não tenhamos visto em filmes dos X-Men, Vingadores ou, de forma especialmente forçada, no do Esquadrão Suicida).
O que também não é novo, mas ainda funciona, é a interligação entre as canções da mixtape de Peter Quill e boa parte das cenas de acção. Agora com um segundo volume (que inclui Cat Stevens, Parliament, Jackson 5 ou Sam Cooke), continua a dar um sabor especial à saga embora sem a frescura do filme anterior - e às vezes a combinação parece cair no piloto automático.
O humor, outra das armas fortes, reforça a atenção aos anos 80 através de mais referências à cultura pop - de "Cheers, Aquele Bar" a "O Justiceiro" - e a vénia a essa época continua nas participações de Kurt Russell, Sylvester Stallone ou num cameo de segundos de David Hasselhoff. Menos memoráveis são os gags que escorregam para a escatologia (felizmente, não muitos) ou os que tentam capitalizar o lado family-friendly de Baby Groot (a sugerir que Gunn ainda terá feito algumas cedências criativas).
De qualquer forma, a ultraviolência de episódios como o de Yodu numa estação espacial ou o de Rocket Raccoon na floresta estão muito longe da receita típica para toda a família, apesar da estilização quase cartoonesca (mais interessante do que o gore "adulto" encenado de forma banal no também recente "Logan"). Sequências como estas, de acção certeira e inteligível (sem câmaras tremelicantes nem planos de milésimos de segundo como outras aventuras) também confirmam que a realização de "GUARDIÕES DA GALÁXIA 2" está bem entregue. E ainda ajudam a fazer desta a guerra das estrelas mais entusiasmante a ter o grande ecrã como palco nos últimos tempos...