Quando a folk de câmara encontra a justiça social
"No blind divinity/ Justifies this to me", lamenta EMILY JANE WHITE em "SHOW ME THE WAR", o seu novo single. Tema de apresentação do seu sétimo álbum, "Alluvion", a editar a 25 de Março, nasceu durante o período de confinamento, em 2020, e partiu do que a norte-americana considera uma epidemia mundial de violência racial e misoginia paralela à da COVID-19.
Depois de "Immanent Fire" (2019), disco dominado por preocupações ecológicas, a voz revelada no já distante "Dark Undercoat" (2007) parece continuar a desviar-se de uma escrita confessional para se debruçar sobre questões marcadas por estímulos exteriores e mais amplos. As manifestações que reagiram ao homicídio de George Floyd têm eco directo tanto no relato como no videoclip do primeiro avanço da nova fase, que também alude aos casos de feminicídio em Juarez, no México, ao longo de décadas ou à recente criminalização do aborto na Polónia.
Musicalmente, no entanto, este universo continua a focar-se numa folk etérea e assombrada, mas não derrotista, com produção e arranjos de Anton Patzner (Bright Eyes, Pinback) e mistura de Alex DeGroot (Zola Jesus).
O álbum tem a particularidade de contar com um artista convidado num tema, o britânico Darkher (algo invulgar ou até mesmo inédito nesta discografia), e já há datas de apresentação ao vivo confirmadas nos EUA este ano, no Verão. Espera-se que Portugal seja contemplado numa provável digressão europeia, como aconteceu (e muito bem) com o disco anterior.