Sabe bem ter o coração partido numa série assim
Depois de "Big Little Lies", "The Undoing" ou "Nove Desconhecidos", Nicole Kidman volta a ser (in)feliz no pequeno ecrã em "EXPATS". Meditação sobre o luto e a culpa, a nova minissérie da Prime Video segue a australiana em Hong Kong sob o olhar de Lulu Wang - e deixa motivos para a acompanharmos.
Estranha numa terra estranha, é uma Nicole Kidman melancólica a que encontramos nos primeiros episódios da minissérie inspirada no romance "The Expatriates" (2016), de Janice Y. K. Lee, autora norte-americana nascida em Hong Kong.
Ambientado na região especial administrativa chinesa e com a acção situada em 2014, este drama de seis episódios não deixa de ter sugestões discretas do mal-estar local cujos protestos ecoam fora de portas, mas o arranque dá prioridade a outro episódio conturbado: o que atormenta a família da protagonista, uma norte-americana da classe alta, inquietação que "EXPATS" leva o seu tempo a esclarecer.
As relações familiares e as experiências trágicas que as marcam já tinham sido o foco de "A Despedida" (2019), o filme mais celebrado de Lulu Wang, mas a primeira série da realizadora (que também assume aqui funções de co-argumentista e produtora executiva) deixa de lado quaisquer traços da comédia que temperava esse retrato da perda. Não que se sinta falta dela nos dois capítulos iniciais da aposta da Amazon: a sino-americana revela-se sedutora na construção de uma atmosfera etérea e enigmática, materializada na presença quase esvoaçante de Kidman, mulher sob a influência do trauma, e amparada pela direcção de fotografia de Anna Franquesa-Solano, sobretudo nas cenas nocturnas.
Mas há outras mulheres a sobressair nesta história de narrativas cruzadas. Ji-young Yoo encarna uma jovem coreano-americana cuja vida desmoronou em poucos segundos e lhe impôs o peso da culpa, Sarayu Blue interpreta uma americana de ascendência indiana que reata a amizade com a protagonista enquanto se debate com um casamento fragilizado.
A primeira com urgência, a segunda com delicadeza, ambas agarram personagens que dão outras vivências e peso emocional a um retrato que, caso se concentrasse apenas na de Kidman, se arriscava a ser o enésimo sobre privilégio branco. Não é por aí que Wang parece querer ir, nem em deixar um mero veículo para uma actriz que tem feito parte significativa da carreira recente no pequeno ecrã. Tanto melhor para quem acreditou nela no promissor (mesmo que algo sobrevalorizado) "A Despedida", já a deixar sinais de uma autora perspicaz e sensível...
Os dois primeiros episódios de "EXPATS" estão disponíveis na Prime Video desde 26 de Janeiro. A plataforma de streaming estreia novos episódios todas as sextas-feiras.