Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

gonn1000

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Um lugar ao sol (mesmo que seja pela noite dentro)

Underground System.jpg

Foto: FMM

 

Foram uma das boas surpresas da edição mais recente do Festival Músicas do Mundo e também dos maiores responsáveis pela festa que se instalou no Castelo de Sines no sábado passado, o último dia do evento.

 

Radicados em Nova Iorque mas com uma formação que inclui elementos de várias origens, os UNDERGROUND SYSTEM deram uma lição de ritmo e versatilidade pela noite dentro, numa viagem que teve o afrobeat como mote mas que foi capaz de se estender a outras paragens sem grande esforço.

 

A destacar-se como mestre de cerimónias de uma banda coesa, a afro-italiana Domenica Fossati terá sido das frontwomen mais magnéticas do festival, entregando-se à flauta, canto e dança com a mesma desenvoltura e a comandar uma actuação bamboleante. Ao terminar com uma (conseguida) versão de "Blue Monday", dos New Order, o colectivo deu conta da postura aglutinadora que orienta a sua música e que o álbum de estreia, "What Are You", já tinha exposto no ano passado.

 

 

"JUST A PLACE", o novo single, também recorda os inícios de uns certos anos 80 ao mergulhar no lado mais febril da new wave, com descendência directa de uns Tom Tom Club e de alguns caminhos percorridos pelos Blondie (ou ainda dos primeiros dias das Luscious Jackson ou dos New Young Pony Club). Sobretudo nos minutos iniciais, com o baixo e palmas a marcarem o ritmo, lado a lado com as palavras de ordem de Domenica, antes de os sopros entrarem em cena num combo disco/funk. O jogo de memórias também acaba por dominar o videoclip, sem deixar de acompanhar uma banda pronta a fazer uma festa (e a ganhar outros contornos nas muitas remisturas do tema editadas há poucos dias):