Um novo quarteto fantástico
Ano novo, vida nova: os MOUNT KIMBIE de 2024 são bem diferentes da versão surgida há cerca de 15 anos. Se o projecto britânico arrancou como uma dupla composta por Dominic Maker e Kai Campos, a formação actual é a de um quarteto, depois de ter acolhido os antigos colaboradores Andrea Balency-Béarn e Marc Pell. Mas as mudanças não ficam por aí: em vez de guiadas por um modelo tendencialmente electrónico e assente nas possibilidades do dubstep, as canções mais recentes exploram as fronteiras do shoegaze ou do pós-punk e cedem protagonismo às guitarras.
Foi assim em "Dumb Guitar", tema editado no final do ano passado, e volta a ser em "FISHBRAIN", single texturalmente ainda mais sugestivo e próximo dos caminhos indie rock de vistas largas dos conterrâneos Sorry.
A nova canção chega com o anúncio do quarto álbum, "The Sunset Violent", nascido entre a Califórnia e Londres, previsto para 5 de Abril e a convocar o antigo cúmplice King Krule em duas faixas. E também está confirmada uma nova digressão, com datas dos dois lados do Atlântico mas nenhuma em Portugal. Para já, podemos vê-los numa versão animada no videoclip, realizado pela artista multidisciplinar Tegen Williams: