Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

gonn1000

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Muitos discos, alguns filmes, séries e livros de vez em quando, concertos quando sobra tempo

Um regresso com uma crise nas infinitas terras

A segunda temporada de "INVENCÍVEL", recém-estreada na Prime Video, lida com uma das revelações mais chocantes da primeira e não demora a abrir a porta ao multiverso. Os episódios iniciais não desiludem, mesmo que o melhor pareça estar para vir...

Invincible Season 2.jpg

Grandes poderes trazem grandes responsabilidades, e estas são maiores quando se é filho do supervilão mais perigoso do planeta e galáxias vizinhas. Depois de descobrir a faceta mais negra do pai, Mark Grayson, cujo alter ego é o super-herói titular da mais recente série de Robert Kirkman (inspirada na BD homónima do autor de "The Walking Dead" ou "Outcast"), debate-se com o seu papel e com a angústia da mãe num mundo que o olha com desconfiança ou até medo. Afinal, o que o impede de destruir tantos ou mais vigilantes e civis como o renegado Omni-Man?

A resposta será talvez o maior motivo de interesse da segunda temporada de "INVENCÍVEL", que tem a difícil tarefa de suceder a uma das propostas mais estimulantes em torno dos super-heróis surgidas nos ecrãs nos últimos anos. O timing é certeiro: a série regressou no mesmo dia em que "Gen V", o spin-off de "The Boys", se despediu (para já), também na Prime Video. E ao lado dos filmes do "Aranhaverso", estas têm sido as sagas mais recomendáveis de um género a precisar de revitalização fora das páginas dos comics.

invincible-season-2.jpg

À semelhança do que a Marvel e a DC fizeram nas produções mais recentes, os novos episódios desta série de animação para adolescentes e adultos exploram as possibilidades do multiverso, como já tinha acontecido nos livros que adapta. E se é verdade que hoje o conceito já não é tão surpreendente, ainda motiva algumas das melhores sequências deste regresso: precisamente as primeiras, que sugerem todo o potencial das capacidades do protagonista, mas nos antípodas dos ideais de um super-herói. Já na realidade central de "INVENCÍVEL", "Karma Police", um dos clássicos dos Radiohead, é a banda sonora perfeita para ilustrar a rotina de Mark depois de a sua família desmoronar.   

O clã Grayson, no entanto, está longe de ser o único em foco numa temporada que alarga um núcleo de personagens já de si considerável. O que não é necessariamente mau, uma vez que as relações entre elas são das maiores qualidades da série (uma das lições que Kirkman parece ter tirado das melhores aventuras do Homem-Aranha), mas o segundo episódio desta temporada acaba por ser ressentir de uma narrativa algo fragmentada ao tanto querer apresentar novas caras como reencontrar velhas conhecidas.

Tendo em conta que a Prime Video estreia apenas um capítulo por semana (sendo que os últimos quatro chegam apenas em data a anunciar no início de 2024), este modelo talvez não seja o mais favorável para uma história intrincada q.b., que beneficiaria ao ser vista sem tantas quebras. Mas esse parece ser um mal menor numa saga que não perdeu vitalidade, coração ou imaginação, e que já deixava saudades (regressa mais de dois anos depois da estreia).

Os dois primeiros episódios da segunda temporada de "INVENCÍVEL" estão disponíveis na Prime Video. A plataforma de streaming estreia novos episódios todas as sextas-feiras.