Um regresso em estado de graça
Já passaram cinco anos desde "Omnion" (2017), o último álbum dos HERCULES & LOVE AFFAIR. Mas esta semana houve finalmente a confirmação de um sucessor, e com data anunciada: "In Amber", o quinto longa-duração do projecto de Andy Butler, poderá ser ouvido a partir de 17 de Junho.
Se tanto a altura do lançamento como os ambientes dos antecessores podiam fazer esperar um disco de Verão, à partida direccionado para noites passadas na pista de dança, o alinhamento traz um ponto de viragem, avisa o mentor. Butler refere que as novas canções são inspiradas pelo caos e desconforto dos últimos tempos e não terão muito da celebração e desejo de hinos irresistíveis como "Blind", "You Belong" ou "Painted Eyes".
Mas embora não haja grandes sinais de festa, mantém-se uma guest list relativamente preenchida: ANOHNI volta a colaborar com o nova-iorquino, 14 anos depois do registo de estreia - tanto na voz como na composição e produção de vários temas - e o britânico Budgie (baterista dos Siouxsie and the Banshees e The Creatures), a cantora islandesa Elin Ey e o multi-instrumentista belga Reinhard Vanbergen também responderam à chamada.
"GRACE", o primeiro single, é uma das faixas criadas ao lado de ANOHNI e traz Ey a dividir o protagonismo vocal com o próprio Butler, aqui a revelar uma inesperada faceta de crooner. O resultado, a preferir a melancolia à euforia mais expectável noutros tempos, até está mais perto de territórios dos Tindersticks ou The National do que daquilo a que os HERCULES & LOVE AFFAIR nos habituaram (mesmo que a vertente contemplativa não seja inédita nesta discografia). Ainda assim, o baixo e percussão asseguram um dinamismo rítmico assinalável entre a introspecção do piano e cordas. E vincam aqui um belo regresso, juntamente com um recomeço a acompanhar ao longo dos próximos meses: