Um regresso entre o ruído e a melodia
Um novo álbum de BOYS NOIZE talvez já não gere tanto entusiasmo entre os adeptos da música de dança mais efusiva como há uns 15 anos, quando o projecto de Alex Ridha se fez notar pela conjugação (e muitas vezes colisão) de electro, techno ou house em discos como "Oi Oi Oi" (2017).
Mas ainda vai valendo a pena seguir os passos do músico, produtor e DJ alemão de ascendência iraniana, como o confirmam muitas faixas de "+/-", o seu novo álbum, que acabou ofuscado entre os lançamentos da rentrée. Da descendência da electrónica maximal que lhe deu fama a episódios mais contidos e melódicos, o alinhamento rege-se pelo jogo de contrastes sugerido no título e tem na guest list gente como Chilly Gonzales, Ghost Cuture, Rico Nasty ou Tommy Cash.
Entre altos e baixos (ironicamente, também aí o disco faz jus ao título), os primeiros casos saem a ganhar aos segundos e têm sido valorizados nas escolhas dos singles.
"All I Want", com Jake Shears, foi um avanço inicial aliciante e as apostas recentes brilham ainda mais: "LOVE & VALIDATION" traz a voz de KELSEY LU (que também participa em "Ride or Die") , conta com ajuda na produção dos Soulwax e propõe com uma mistura insinuante de R&B, ambientes trip-hop e pop electrónica que tem acompanhamento visual certeiro no videoclip; "AFFECTION" convida ABRA para uma canção mais retro e dançável, nascida de heranças dos anos 80 e das raízes do electro e hip-hop. Ficam ambas a milhas dos disparos de adrenalina da faceta mais reconhecível de Ridha, mas o resultado está longe de ser uma má troca: