Uma máquina bem oleada (e aprimorada pelos Hot Chip)
O encontro de música de raiz africana com as possibilidades da electrónica mais ritmada tem guiado os IBIBIO SOUND MACHINE desde o álbum de estreia, homónimo, editado em 2014. Às portas do quarto disco - "Electricity", que chega a 25 de Março -, o colectivo multicultural radicado em Londres não prescinde dessa fusão, mas há pelo menos uma diferença marcante no novo alinhamento face aos anteriores: a produção ficou a cargo dos Hot Chip.
Se esta já era uma máquina de dança bem oleada, da solidez instrumental ao vozeirão de Eno Williams, e com impacto reforçado no salto elogiado para os palcos, a contribuição da banda de "Over and Over" ou "Ready for the Floor" nesta fase torna o próximo álbum especialmente aliciante. E é um capítulo que arrancou bem, como o comprovam os quatro singles já revelados.
A faixa-título inspira-se num cruzamento de afrobeat com sintetizadores da escola Giorgio Moroder. "All That You Want" parte de um flirt entre soul e disco, com metais vincados. "17 18 19", mais propulsiva, não esconde ecos de Grace Jones no timbre e atitude de Williams. Mas para já, o argumento mais enérgico e galvanizador de "Electricity" é "PROTECTION FROM EVIL", acesso imponente com um mantra tribal em crescendo e uma explosão que não destoaria nos álbuns mais recentes dos Chemical Brothers.
Mistura apurada de afro-funk, dance-punk e electro, é um grande cartão de visita e o tema de avanço que melhor concilia o poderio do grupo com o savoir faire dos produtores. O videoclip torna a conjugação ainda mais global ao aceitar influências de Carmen Miranda nesta festa, assinala o realizador, o brasileiro Tiago Di Mauro: