Vai aonde te leva o coração
A new wave e a synthpop de meados de 80 continuam a ser terreno inspirador para boa parte da geração millennial, mesmo quando as tendências pós-punk de inícios dos anos 00 pareciam ter esgotado o filão nostálgico.
Que o digam Anton Falck Gansted e Joakim Nørgaard, os FIRST HATE, cujos dois EPs denunciaram audições atentas dos New Order, The Smiths ou Depeche Mode, influências mantidas no álbum de estreia, "A Prayer for the Unemployed", editado há poucas semanas.
Mas se recuam três décadas, as canções da dupla dinamarquesa também não andam longe do update sonoro de conterrâneos como os Lust for Youth (para quem já abriram concertos), Real Lies ou The Soft Moon, sobretudo por um trabalho de produção que as situa em 2017 - a contrastar com uma afectação vocal e romantismo exacerbado muito anos 80.
"THE ONE", o single mais recente, é dos casos em que essa herança é bem integrada (ainda que não bata o estupendo "Trojan Horse", do segundo EP), convocando sintetizadores e harmónica numa descência directa do clássico "Temptation", dos New Order. "Life is about following your heart", garante o vocalista num dos acessos spoken work de um tema que se vai tornando mais luminoso até ao remate acid house. O Verão do amor já lá vai, mas fica aqui um potencial hino para a pista de dança do que está a começar: