Viver como um homem
Depois de terem participado na edição deste ano do Festival da Canção com "Povo Pequenino", um dos melhores temas a concurso, os FADO BICHA desviam atenções para o álbum de estreia. E já não falta muito para o podemos ouvir: "Ocupação" ficará disponível nas plataformas digitais a partir de 3 de Junho e tem produção de Luís Clara Gomes (ou seja, Moullinex).
Com o anúncio do lançamento, chegou também o primeiro single, "CRÓNICA DO MAXO DISCRETO", que estará longe de ser uma novidade para quem segue mais de perto o projecto de Lila Fadista e João Caçador. A canção marca presença nos concertos da dupla desde 2017 e parte da letra e melodia inspira-se no clássico "Nem Às Paredes Confesso", fado já entoado por Amália, Max ou Roberto Carlos. A versão gravada, no entanto, aproxima-se do universo de António Variações, influência que também já era evidente em "Povo Pequenino" e que se expressa através de um flirt garrido entre guitarras e sintetizadores (que não esconde a mão de Moullinex).
Relato de uma vida dupla atormentada pelo desejo, o tema carrega no humor para disparar farpas à hipocrisia e à homofobia internalizada. O videoclip, realizado por Marcelo Pereira e Pedro Maia, convida o comediante Hugo van der Ding para encarnar o malogrado protagonista e narrador, acompanhando-o em noites sigilosas à beira do Tejo com uma estética queer inspirada em figuras como Divine ou Klaus (também não está distante de alguns retratos de uns Soft Cell nos anos 80). E tanto a música como as imagens fazem esperar um dos discos nacionais com mais fulgor e personalidade deste Verão, sem meias palavras ou gestos: